20 setembro 2008

Respirem fundo, o regabofe continua dentro de momentos...

Estes senhores americanos com ar próspero e sério vieram ontem anunciar ao mercado financeiro em pânico que iria ser criada uma comissão governamental com o objectivo de reunir e injectar centenas de milhares de milhões de dólares (ninguém sabe bem quantas mas isso são pormenores...) no sentido de limpar "activos tóxicos", uma expressão que designa valores milionários que as instituições apresentam nos seus balanços e que, afinal, valem menos que um maço de tabaco Marlboro.
Ora, e como é que reagiu o mercado mundial ? Com prudência, contenção e bom senso, do tipo vamos esperar para ver quem vai falir a seguir ? Nada disso. Disparou com todas as praças financeiras a ganharem 7 e 8 e 9% a provar que os neo-liberais não aprendem nada enquanto lhes garantirem que as perdas das crise que criarem são suportadas pelo zé-pagode...

11 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Pois e o que recomenda o analista Al?

Al Kantara disse...

O analista AL recomenda que :

1 - Os mercados financeiros sejam regulamentados e controlados à lupa em tempo real (Assim tipo aquilo que os neo-liberais menos gostam...).
2 - Uma série de produtos (aqueles que não reflectem de todo aquilo que se passa na economia real)sejam erradicados do mercado .
3 - Os gestores responsáveis por produtos financeiros irracionalmente especulativos sejam responsabilizados e tenham de vender a casa nos Hamptons, o Falcon e a colecção de Arte para pagar as indemnizações respectivas ao Estado quando este é obrigado a intervir (Assim tipo aquilo que os riquinhos do costume odeiam ter de fazer...).
4 - Que os pequenos investidores privados sejam constantemente alertados para o facto de não existir retorno sem risco (Assim tipo proibir a publicidade enganosa a que os Bancos nos habituaram...).

PS - Agora tenho de ir almoçar mas depois da sobremesa, decerto que me ocorrem mais algumas recomendações...

Al Kantara disse...

Agora que já comi a sobremesa, o analista Al continua a recomendar que :

1 - As mais valias dos mercados financeiros sejam fortemente taxadas em sede de imposto sobre rendimento (assim os Estados vão recebendo aquilo que, em caso de emergência, têm de "injectar" em caso de crise...)

2 - Sejam tomadas medidas rigorosas que ponham os mercados financeiros a fazerem aquilo para que foram inventados, isto é, financiar empresas que podem produzir riqueza e remunerar investidores em vez de serem simples formas de por dinheiro a produzir dinheiro a produzir dinheiro a produzir buracos que ninguém sabe como há-de tapar...

3 - Parece-me que, não sendo especialista em coisíssima nenhuma, o analista Al não se saíu muito mal (bastou-lhe um bocadinho de bom senso) para contribuir para um futuro quiçá mais trabalhoso mas também menos perigoso da economia mundial...

Anónimo disse...

E estava bom, o pudim?

Al Kantara disse...

Foi baba de camelo...

Jorge Pinheiro disse...

Baba de camelo não é neo-liberal?
Com essa receita toda, avaba a economia de mercado. E depois, meu? É caos...

Al Kantara disse...

Ah, porque agora é o cosmos ?...

ortega disse...

Comentários à receita Al:
Pontos 1 e 2 das duas fases (pré e pós almoço)- Ou a coisa ajusta naturalmente (com gritos e ranger de dentes) ou mais vale acabar com aquilo, não é com + regras, regulamentos, comissões e policiamentos que vais lá.
Não posso estar mais de acordo com o ponto 3 do Cap. I, já o 4 parece-me paternalista. De qualquer modo aplaudo a inteligência do bom senso.

Jorge Pinheiro disse...

E que tal abolir o dinheiro? Era tudo tão mais fácil...

astracan disse...

Sou "muita" fraco em economia, confesso. Mas a especulação com o dinheiro, quando ele custa tanto a ganhar a tanta gente... mete-me muita confusão. É como um gozo.
"Money, so they say is the root of all evil, today, but if you ask for a rise it's no surprise they're giving none away".

Tiago Moreira Ramalho disse...

Ó Al és um iluminado.

Ante-almoço

1 - concordo, mas pouco.
2 - não percebo o que queres dizer com isso.
3 - concordo plenamente.
4 - parvoíce, cada um trata de si, se os investidores privados não se informaram é problema deles.

Pós-almoço

1- ainda mais? quanto? é que só dos juros do banco já pagamos 20%...
2 - não percebo porquê, é tão bom produzir dinheiro.
3 - até te dava positiva nisto... ahah

abraço,

TMR