17 setembro 2007

Aqui d'el Rei que libertam o Cabo Costa

Quando o novo CPP entrou em vigor no ultimo Sábado, assistiu-se a um ataque cerrado de algumas pessoas ligadas à investigação criminal, chegando a ser dado o exemplo do serial killer de Santa Comba Dão, que seria libertado dentro de dois meses caso a Relação de Coimbra não apreciasse o recurso neste prazo. Afinal, diz quem já leu o documento, a Relação tem até ao fim de 2008 para decidir, e se confirmar a sentença, mesmo que haja recurso para o Supremo, o prazo de prisão preventiva alarga-se a metade da pena (neste caso metade de 25 anos).
Eu percebo que as polícias e os senhores juízes gostassem de ter os arguidos todos à disposição, a bom recato, o tempo que fosse necessário para efectuarem as diligências com toda a calma e tomarem as doutas decisões ainda com menos pressa. Mas acontece que começamos a achar que absolver alguém ao fim de 3 anos de prisão (mesmo preventiva...)com um "vá lá p'ra casa que afinal o juiz é um gajo porreiro" já não pega num país civilizado.

3 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Tb. acho que tem havido muita desinformação e/ou falta de conhecimento concreto do doc.. Mais uma vez, não há informação adequada e atempada. E isto é inabilidade política do governo, que agora corre "atrás do prejuízo" e, quiçá, ahabitual arrogância.

ortega disse...

Os jornalistas são abutres à coca do escândalo. Se o governo não informa, fica tudo em pânico. A minha mãe (83 anos) dizia ontem que ficou com medo de sair à rua. Tentei tranquilizá-la dizendo que me parecia uma história mal contada.

Jorge Pinheiro disse...

Por uma vez não estou de acordo. Certo que os jornalistas são uns abutres. Mas, neste caso quem tem vindo a público são directa e pessoalmente os bastonários da Ordem dos Advogados, o sindicato dos juízes e dos magistrados do MP e a própria proguradora-geral adjunta, a inefável Morgado. Só ainda não ouvimos os presos (falha absolutamente lamentável dos jornais). Com toda esta luta de corporações, a culminar um mês de sucessivos assaltos, só mesmo um governo arrogante ou cobarde, já não sei, é que prefere não se atravessar e deixar o marfim correr. Até foi a AR que aprovou...!