14 janeiro 2009

Um conto do vigário institucional...

As empresas, por pequenas que sejam, pagam 1.250 euros anuais adiantados em PEC, isto é, Pagamento Especial por Conta. Estes 1.250 euros são, no fim, descontados no Imposto sobre Rendimento que a empresa deverá pagar. Quando uma empresa não gera lucros (às vezes acontece...) não tem de pagar Imposto sobre Rendimento, pelo que seria expectável que o fisco lhe devolvesse os 1.250 euros entretanto adiantados.
Ora, nada mais simples : a empresa ao pedir a devolução do dinheiro, está também a solicitar uma inspecção tributária, pela qual pagará ao fisco uma taxa de 3.152 euros.
Parabéns aos técnicos que desenharam esta solução tão amiga do contribuinte : de facto, uma quadrilha de vigaristas profissionais não seria tão competente a desenhar um conto do vigário tão eficaz na extorsão de dinheiros indevidos às pequenas e médias empresas em dificuldade...

2 comentários:

Anónimo disse...

Alarcón reeleito presidente
do Parlamento cubano

RICARDO Alarcón de Quesada e Jaime Crombet Hernández-Vaquero foram ratificados presidente e vice-presidente, respectivamente, da Assembléia Nacional, enquanto Miriam Brito foi eleita secretária desse órgão legislativo durante a sessão constitutiva efetuada nesta manhã de 24 de fevereiro, em Havana.
Com a assinatura do juramento dos 614 deputados à Assembléia Nacional do Poder Popular da República de Cuba, foi constituída em Havana a 7ª Legislatura desse órgão legislativo.

Como é sabido, os deputados que foram eleitos nas eleições gerais efetuadas na Ilha em 20 de janeiro passado, têm a responsabilidade de eleger o presidente, vice-presidente e secretário da Assembléia Nacional, após ser validada sua eleição, assinado o juramento de seus cargos e estabelecido o órgão supremo.

A sessão inaugural foi conduzida pela presidente da Comissão Eleitoral Nacional, María Esther Reus, acompanhada de Alina Barreiro e Tomás Amarán, vice-presidenta e secretário do órgão, respectivamente.

María Esther Reus declarou válido o quórum, com uma assistência de 597 deputados, sito é 97,23%, havendo apenas 17 deputados ausentes justificadamente, entre eles, o presidente Fidel Castro, por seu precário estado de saúde.
Informou que a composição é de 175 deputados ligados à produção e aos serviços, operários, camponeses e cooperativistas, educadores e trabalhadores pertencentes à saúde pública.

Do total, 348 são homens e 266 mulheres. A idade média é de 49 anos, mas, entre seus membros, 131 têm entre 18 e 40 anos e 56% deles nasceram depois do triunfo da Revolução. Há 35,67% de negros e mestiços e 64,33% são brancos.
O deputado Fidel Castro Ruz enviou seu voto, devidamente fechado, com os deputados José Miyar Barrueco e Carlos Valenciaga. (Lisanka González Suárez)


8 de Fevereiro de 2008
http://www.granma.cu/portugues/2008/febrero/dom24/Alarc%C3%B3n-reeleito.html


Tânia

PS1- E eu que fiquei à espera que me convidasse para o concerto...

Al Kantara disse...

Cara anónima Tânia, não calcula o quanto me regozijo com a reeleição do Alarcón e do Hernández Vaquero. Que a Miriam seja secretária também me não é indiferente. Que a sessão inaugural tenha sido conduzida pela María Esther, pela Alina e pelo Tomás também me deixa mais descansado. Que Fidel tenha visto a sua falta justificada por motivos de saúde parece-me justo. Que a idade média seja de 49 anos parece-me bem. Que o voto de Fidel, devidamente fechado, tenha sido transportado pelos fiéis Barrueco e Valenciaga parece-me lindamente. Só com tudo o resto, não podia estar mais nas tintas...

PS - Oh Tânia, tem a certeza que gostava de ter ido ao concerto ?...