08 janeiro 2009

Até 5 milhões, não há concurso...

A partir de hoje, para obras até 5 milhões de euros, as câmaras e regiões autónomas estão dispensadas de concurso público. O objectivo é dinamizar a economia. Não tenho dúvidas que o objectivo vai ser conseguido. Ainda bem que os autarcas portugueses e os decisores em geral são conhecidos pela sua absoluta incorruptibilidade. Se não fosse esta certeza de a nenhum autarca ocorrer a ideia de adjudicar obras aos amigos, cobrar comissões e enriquecer ilicitamente, eu diria que esta é uma medida perigosa, eleitoralista e imoral. De qualquer forma, é bom saber que vai haver gente a enriquecer muito em ano de recessão...
PS 1 - Se a obra for mais cara (por, exemplo 8 milhões de euros) ninguém se lembrará de a dividir em duas empreitadas de 4 milhões para evitar o concurso. É por acreditar tanto na natureza humana que eu consigo ser tão feliz...

2 comentários:

Lília Abreu disse...

pois é... pena tenho eu de ter este raio de feitio num país de mafiosos...
Mas, o Benfica GANHOU, uhau! vitória contra o vitória! fiquei tão, mas tão contente, rs - há quanto empo nao tínhamos uma vitória?
Abraço, sem corrupções

Jorge Pinheiro disse...

Como sempre se disse, as crises geram oportunidades. Esta é por Decreto-Lei!