30 dezembro 2008

Viola

Para que toda a gente perceba porque uma viola não é uma guitarra (violão no Brasil): tem 5 cordas duplas de aço, afinação e timbre diversos da guitarra (que tem 6 cordas ) e é tocada no Brasil por virtuosos que fazem dela o que querem ... É claro que fomos nós que a levámos para o Brasil pois seus antepassados podem ser encontrados em Portugal na viola braguesa, campaniça, toeira, amarantina ou beiroa, cada qual com sua característica mas todas distantes da guitarra, instrumento ibérico com características físicas fixadas por António Torres já no século XIX : 6 cordas simples (de tripa de porco primeiro, depois de aço, agora de nylon), excepto a 12-string, invenção de anglo-saxónicos desejosos de fazer sobressair o rasgueado e as guitarras eléctricas e de folk que continuam a usar o aço.

A guitarra portuguesa distingue-se da clássica pelo seu formato redondo e por ter 6 cordas duplas, além de usar uma técnica de digitação completamente diferente. A viola de fado é muito parecida com a guitarra clássica, usando a mesma afinação mas usa cordas de aço para casar o seu timbre com o da guitarra portuguesa, apesar de já existirem modernos acompanhadores de fado que usam guitarra clássica para o efeito.

Se acha que o que acaba de ouvir é parecido com uma guitarra, esqueça. Tudo o que eu possa escrever é inútil. Dedique-se à pesca porque para pescar não é preciso ter ouvido. Mas não me diga que eu toco viola...

9 comentários:

astracan disse...

Xpetáááculoooo!!! Brigado seu Al

Jorge Pinheiro disse...

Olha, uma guitarra de 5 cordas!

ortega disse...

Acho que a partir de agora ficámos todos esclarecidos sobre o que é uma guitarra e uma viola. Boa variação de tema ó Al.

roserouge disse...

Muuuuuiiiito bom! E obrigadinha p'la explicação! Quem sabe, sabe!

Lília Abreu disse...

Obrigada. Não fazia ideia de que havia tantas variantes e pensava que no fado se usava a guitarra clássica... santa ignorância, rs subscrevo a Rose "quem sabe, sabe".
E, a propósito, deixo um Sr que gostamos todos de ouvir http://fr.youtube.com/watch?v=XwhV1ivYNsQ
Um abraço e bom final de ano para si e para os seus!

Al Kantara disse...

Cara Dulcineia : A viola de fado é quase uma guitarra clássica...com cordas de aço. Curiosamente, o Carlos Paredes foi acompanhado durante anos por Fernando Alvim com, salvo erro, uma viola de fado de construção de mestre Joaquim Grácio e, mais tarde, por Luisa Amaro em guitarra clássica. Como vê, quase ninguém deu pela diferença...

Bom ano.

Jorge Pinheiro disse...

Pois... Só tu é que dás!

Al Kantara disse...

E tu também dás se ouvires com atenção...

Lília Abreu disse...

Obrigada! E realmente temos que prestar mais atenção a ouvir!
Um bom fim de ano para si e para o seus, com muita saúde e sucesso aos vários níveis!
Um abraço