10 fevereiro 2008

O deputado que queria ser Dom

O deputado Nuno da Câmara Pereira, receoso concerteza dos seus pares republicanos e laicos, muito bem capazes de lhe ignorarem a superioridade fidalga, escreveu aqui há uns tempos uma carta a Duarte Pio, putativo futuro ex-rei de Portugal e dos algarves também não, solicitando que lhe fosse reconhecido "o direito inalienável" ao título de "Dom". O senhor Pio não lhe respondeu e o nosso deputado não lhe levou a bem. Tanto que resolveu escrever um livro em que o tal Duarte passa de Sua Alteza Real o Senhor Dom Duarte para "O Usurpador" que é o título que o deputado Nuno dá à sua obra. Parece que, afinal, a verdadeira futura alteza real é um tal duque de Loulé que é como quem vai do Marquês para o Liceu Camões. Ora, a mim, republicano convicto que temos todos mais ou menos o direito de sermos tratados por "shôres", mas que pensava que os monárquicos eram regidos por alguns salamaleques bem educados para com as hierarquias mais ou menos imutáveis, choca-me esta posição que parece fruto de révanche despeitada. Tenha o senhor deputado a paciência de não ser Dom. Nós também já o ouvimos a cantar o fado e aguentámos, estóicos...

4 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Duque de Loulé que, diga-se de passagem, foi assassinado de forma suspeita e nunca desvendada.
Enfim, coisas e monárquicos...

António P. disse...

A tradição já não é o que era !
Boa semana Al Kantara

Jon disse...

Por mim, podem ficar ambos com o Dom. Aqui em casa e assim para os amigos são mais conhecidos por palhacitos!

Anónimo disse...

O único problema disto tudo é que o Duarte Pio muniu-se de "amiguinhos" para o ajudarem na promoção das mentiras e na conservação do trono e, em troca, concede-lhes umas medalhinhas e honras afins.

Para que conste: a única sucessora directa da coroa portuguesa foi D. Maria Pia de Saxe Coburgo Bragança, filha do Rei D. Carlos I de Portugal com D. Maria Amélia Laredo e Murca e, consequentemente, irmã do Rei D. Manuel II.

A seu tempo a verdade virá ao de cima e cairão por terra muitos dos monárquicos que andam enganados pela falsa Causa Real Duartina.

Leiam e esclareçam-se: www.reifazdeconta.com