31 dezembro 2007

Bom Réveillon


E até p'ró ano...

27 dezembro 2007

As Tentações do Senhor Bispo



Este senhor chama-se Bernardo Álvarez, é Bispo de Tenerife e produziu umas declarações curiosas, recentemente, a propósito de menores abusados sexualmente. Diz o senhor Bispo que «há adolescentes de 13 anos que são menores e estão perfeitamente de acordo e além disso, desejando-o, inclusivamente, se te descuidas, provocam-te».
Ora, como a minha profissão me leva a ter diariamente contacto com adolescentes e nunca encontrei nenhum perfeitamente de acordo em ser abusado(a), nem fui provocado por nenhum(a) deles(as), só posso concluir que os adolescentes com quem trabalho não são os mesmos que o senhor Bispo conhece.
Aliás, ainda bem que o senhor Bispo tem este ar atento de quem não se descuida. É que poderia ser provocado e aí, valha-nos Deus...

23 dezembro 2007

Boas Festas com a Maior Árvore do Mundo

Mensagem patrocinada pela (ainda) Administração do Millenium BCP a quem desejo umas Festas Felizes e um Ano Novo cheio de Prosperidades, com a recomendação expressa de evitarem viagens aos Estados Unidos porque a SEC (Security Exchange Commission) pode querer saber pormenores dessa história da alegada manipulação de mercado e costuma levar estas coisas muito a peito (às vezes 25 anos em Sing Sing ...). Não posso aqui esquecer o actual Presidente da CMVM e o Governador do Banco de Portugal que permitiram o regabofe destes ultimos anos nesta (e noutras ?...) instituição bancária e a quem auguro um futuro próximo de novos e risonhos desafios profissionais por ser por demais evidente que não será possível manter tais manifestações de incapacidade à frente dos organismos que deveriam regular o sistema financeiro. (Já agora, parece que quando as alegadas irregularidades começaram, o Presidente da CMVM era o actual ministro Teixeira dos Santos!...) Socooooorro, acordei num país sul-americano !!!!

Para os meus amigos, um Bom Natal e que as filhozes vos não elevem o colesterol...

18 dezembro 2007

Com Champix deixe de fumar e saia no jornal


Este medicamento está indicado para quem quer deixar de fumar. Segundo o Infarmed, tem um pequeníssimo problema : induz, nalgumas pessoas a quem é ministrado, pensamentos suicidas. Este pormenor não consta na literatura inclusa e o Infarmed, em vez de mandar retirar imediatamente o produto do mercado até que toda a informação relevante seja disponibilizada a quem o toma, emitiu uma nota em que aconselha os pacientes que desenvolvam tendências suicidas a pararem a medicação.
Ora, apesar do suicídio ser uma forma 100% eficaz de parar de fumar, eu diria que, perante um pensamento suicida, o melhor será respirar fundo, acender um cigarro e ligar ao médico assistente...

13 dezembro 2007

Nasceu o Tratado de Lisboa

Nasceu hoje com pompa, circunstância, eléctricos, museu dos Coches e pastéis de Belém, o Tratado de Lisboa. Ao que parece, deveríamos todos sentirmo-nos inundados por uma sensação de felicidade pela consecussão de um objectivo europeu. Talvez seja o mau feitio que me impede essa exaltação beatífica do espírito de Lisboa (uma grande invenção do Sócrates, essa do "espírito de Lisboa") mas a verdade é que não faço ideia da substância do documento hoje assinado. É verdade que não tenho feito um grande esforço para me informar mas penso que esse é o estado de espírito da maioria dos portugueses. De uma coisa estou certo : os 500.000 desempregados, os dois milhões de pobres e os milhões da classe média que estão rapidamente a proletarizar não vão ser chamados a ratificar o documento. Tal será feito pelos 230 deputados que sabem muito bem o que é melhor para nós...

11 dezembro 2007

São Capone padroeiro

Após a 6ª execução mafiosa na cidade do Porto em menos de 6 meses, o director da PJ afirma que a violência da noite vai abrandar. Aliás, a estratégia é clara : se os deixarmos matarem-se uns aos outros, vamos ter menos bandidos à solta, o que é um claro serviço que os gangs estão a prestar à sociedade.
O senhor da fotografia, um tal Alphonse qualquer coisa Capone é que deve estar arrependido por não ter nascido nesta mui leal e invicta cidade. Para além de poder apreciar uma dobrada com feijão verdadeiramente única, ninguém o chateava com minudências legais, podendo desenvolver as suas actividades empresariais num espírito de verdadeira concorrência. (Já para não mencionar o privilégio de poder vir a pertencer à claque do FCP, carago...)

08 dezembro 2007

Porque sorrirá João Pedroso ?

Ao que parece, este senhor tem razões para sorrir. O advogado João Pedroso foi contratado em 2006 para fazer um trabalho de levantamento e compilação de legislação para o Ministério da Educação, mediante um pagamento de 1.500 euros mensais. Ao fim do tempo estipulado ( 1 ano), não entregou o trabalho e foi alegado um erro de estimativa em relação à verdadeira dimensão da tarefa. Assim, o Ministério renovou-lhe o contrato por mais um ano no valor global de 220.000 euros (20.000 euritos por mês de trabalho...), acrescido do IVA. Deste caso exemplar, ficamos a saber várias coisas : 1) afinal, há poucos funcionários públicos pois nesse universo de centenas de milhar não se encontrou uma equipa de juristas capaz de realizar a tarefa que o Pedroso vai levar a cabo com sacrifício pessoal e profissional. 2) afinal, existe alguma margem de manobra, se não para descer os impostos, pelo menos para enriquecer os amigos. 3) afinal, a falta de vergonha já é tanta que nem ficamos espantados...

07 dezembro 2007

A reestruturação


Em economês, reestruturação é sinónimo de despedimentos. E o Sr. Granadeiro já explicou que este ano foram 600 e para o ano vão ser um pouco mais.
Isto num país em que os empresários se queixam da impossibilidade de despedir funcionários. Olha se não fosse impossível despedir pessoas !... Se calhar, reestruturavam à bruta...

06 dezembro 2007

Como tínhamos cá poucos tarados...

O coronel, personagem digno de Hergé, veio aliviar esse défice de tontos e dar-nos o prazer da sua pessoa e da presença da sua guarda amazónica, composta por centenas de gentis meninas cujo furor uterino é orientado para a adoração do leader. Acamparam aqui ao lado e eu nem saio à rua com medo de maus encontros.
Para que não se perca tudo, sugiro ao Sócrates que apresente ao grande iluminado líbio esse nunca por demais elogiado produto genuinamente português que é o Restaurador Olex. Por certo, os caracóis negros do quase septuagenário continuarão a luzir em tons de um azeviche de fazer inveja a estes putos imberbes e loirinhos da linha de Cascais...

Transforma-se o amador na coisa amada


Ora, nem de propósito!... Poucas horas após o meu post sobre o Sr. Nunes, os trabalhadores da ASAE entregaram um pré-aviso de greve. E porquê ? Porque, segundo eles, a ASAE «não respeita as leis do trabalho, nomeadamente a lei da protecção da maternidade e paternidade, os prazos mínimos de convocação para prestar trabalho extraordinário e os limites máximos deste».
Ora, sugiro que a Inspecção do trabalho use os mesmos métodos da ASAE, promova uma inspecção rigorosa à ASAE (devidamente acompanhada com a polícia de choque), levante as contra-ordenações que sejam pertinentes, notifique o seu presidente para a reposição da legalidade e, caso este persista na violação da lei, o constitua arguido pelo crime de desobediência...

04 dezembro 2007

A Entrevista do Senhor Inspector-Mor

Numa extensa entrevista ao CM, o Sr. Nunes, presidente da ASAE, diz coisas curiosas. Por exemplo, perguntado sobre o receio/pânico/terror que a ASAE infunde sobre os operadores económicos, o senhor diz que «É normal... Quando abrimos uma carta do correio, mesmo tendo a nossa consciência tranquila, e ela vem das Finanças é normal dizermos "o que é que eu fiz desta vez?"». Isto é, o Sr. Nunes tem do Estado e das suas instituições um ideal persecutório que os cidadãos se devem habituar a temer, mesmo com a "consciência tranquila".
Quase engraçada é a ligeireza com que o senhor anuncia que metade da restauração ou se moderniza ou fecha. (Não por motivos de mercado, entenda-se, mas por razões administrativas, presume-se...) Seria no mínimo engraçado passarmos a ter, não 500.000 mas 750.000 desempregados para que o Sr. Nunes continue a aparecer nos telejornais a mostrar que é um excelente super-inspector, só ultrapassado pelos saudosos caçadores de isqueiros sem licença dos anos sessenta.
Ora, não quero que pensem os meus 3 unicos leitores que eu sou contra as inspecções. Não. O que sou é absolutamente contra as cruzadas fundamentalistas e desproporcionadas, sob a capa do cumprimento da lei, quando essas cruzadas tontas não contribuem para aquilo que se designa o "bem público" pois delas estão ausentes valores tão fundamentais como o bom senso. Além disso, confesso que não gosto de pessoas ainda mais vaidosas e sedentas de protagonismo que o José Saramago. Principalmente se não forem prémios Nobel...

03 dezembro 2007

Jet lag noticioso ?


O "Público" de hoje anuncia na 1ª página que «Venezuela diz sim à proposta de Chávez», quando a esta hora já toda gente sabe que Chávez perdeu o referendo porque mais de metade da população não está para o aturar até 2050.
Talvez seja altura de lembrar aos responsáveis do jornal que na 1ª página só devem figurar notícias absolutamente (re)confirmadas.
As incompetências jornalísticas devem ser relegadas para as páginas interiores. É que sempre dá menos nas vistas...

01 dezembro 2007

Os Intocáveis

O semanário Sol noticia hoje que "O Ministério Público considera que existem «fortes suspeitas» e «elevada plausibilidade» de que os donativos de um milhão de euros, depositados pelo CDS numa conta bancária, em Dezembro de 2004, tiveram origem no concurso dos submarinos, decidido por Paulo Portas quando era ministro da Defesa".
Porque será que eu fico com «fortes suspeitas» de que, seja qual for o resultado do inquérito, existe uma «elevada plausibilidade» de ninguém vir a ser incomodado com esta história ?...

Is Europe a country? Buda what ???

Imperdível...