01 novembro 2007

Obrigadinho mas a sucata pode aí ficar


Rui Rio ofereceu à cidade da Beira - Moçambique, um camião do lixo, no âmbito das simpatias que as cidades geminadas entre si mantêm. Acontece que o veículo tem 25 anos de serviço e o autarca da Beira, Davis Simango, já fez saber que agradece muito o gesto mas prefere que a sucata fique do lado de cá. Só o transporte e a presumível manutenção do veículo retiram a vontade de aceitar tão simpática oferta. Além disso, como quem não quer a coisa, Simango ainda diz que "nós estamos a usar camiões modernos e temos que pautar por esses equipamentos", não sem antes concluir que "receber aquele veículo significaria trazer uma carcaça para a cidade da Beira".
É bom que os responsáveis que têm contacto com países africanos percebam, de uma vez por todas, que devem tratá-los com o mesmo paternalismo com que tratariam a Alemanha, a França ou a Grã-Bretanha. Ou, de vez em quando, arriscam-se a estes amargos de boca...

7 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

É o chamado "passa a outro e não ao mesmo"

Al Kantara disse...

É a versão autárquica do "Minha senhora, está lá fora um pobrezinho. Posso dar-lhe o pão com bolor?"

bijagós disse...

Melhor ainda, a conversa seria assim: "Maria, não lhe dês este pãozinho, que é de hoje; dá-lhe antes aquele, não gosto de deitar pão para o lixo."
Que a gente aqui gosta das coisas directas.

clau disse...

"O que não queremos damos aos outros, afinal há que reutilizar..." pois pois.

Jon disse...

Continuo a ficar maravilhado com a caridade dos portugueses...

astracan disse...

isto não é português... é o "modus operandi" em velocidade de cruzeiro das multinacionais versus os países pobres; Na Europa, Eua, Canadá, Japão e por aí fora lançam-se os novos modelos; Para África, América do Sul, Ásia, etc., faz-se uma revisão sumária(leia-se barata) aos modelos antigos, pintam-se, baptizam-se de "recondicionados" e despacham-se para lá "que os gajos comem tudo". Mais tarde vendem-se-lhes os novos (agora já velhos) "retomando" os velhos (agora já, mesmo, velhos) por valores simbólicos.
Para copiar, que se copie bem...
Afinal, o Rui Rio não pintou o camião, pois não?

Unknown disse...

É o costume, despeja-se o «lixo» nos continentes mmais desfavorecidos.

(www.cegueiralusa.blogspot.com)