29 setembro 2007

O albergue espanhol



Todos têm lugar no meu PSD. Até os pequenos ditadores sem estatura política ou dimensão ética podem dar uma ajudinha...

28 setembro 2007

Santana Lopes por uma vez esteve bem

De facto, é hora dos jornalistas perceberem que a comunicação social-espectáculo deve ter limites.

27 setembro 2007

Isto não será deitar dinheiro à rua ?

Em 2003, a ministra Manuela Ferreira Leite vendeu 11,7 mil milhões de dívida fiscal por uma receita imediata de 1,7 mil milhões de euros.
Como cerca de 1/3 dessa dívida só existia na cabeça da ministra e nos depósitos carunchosos das finanças, o estado foi obrigado a ceder mais 3,7 mil milhões de euros em dívidas, essas sim, mais recentes e com muito maior possibilidade de cobrança.
Assim, para a ministra fazer uma gracinha e dizer que cumpriu o deficit em 2003, o estado abdica de receber alguns milhares de milhões de euros. (Qualquer coisa que pagasse um novo aeroporto, por exemplo...)
Em qualquer empresa privada, o responsável por uma operação com estas consequências seria despedido amigavelmente com uma palmadinha nas costas e um pontapé no traseiro.
Como se trata do Estado, a ex-ministra mantém-se como um guru das Finanças Públicas e uma reserva moral do PSD.
Serei eu o único a pensar que este foi um dos negócios mais ruinosos que se fizeram nos últimos anos ?

26 setembro 2007

Mais um milagre

O Pinto da Costa ainda está para perceber como é que os pastorinhos estragaram a novena ao Jesualdo...

His Excellency

Habitantes : 11 milhões
Taxa de desemprego : 80%
Taxa de inflacção : 7000%
4 milhões de refugiados
4 milhões a necessitarem de ajuda alimentar urgente
País : Zimbabwe
Grande Irmão da Foto: His Excellency, the President, Mr. Robert Mugabe

Parece que "His Excellency" vem a Portugal ensinar-nos como é possível destruir uma economia em cerca de 7 anos, entregando os sectores produtivos aos militares que o mantêm no poder.
Militares muito agradecidos que já garantiram que se Mugabe perder as eleições, a legalidade será reposta à bala. Assim, sim, vale a pena fazer eleições...



Os líderes da oposição a eles mesmos

Luis Filipe Menezes :
"O meu adversário, que tanto usa a palavra credibilidade, demonstrou ao longo dos dois últimos meses que não tem estatura política e principalmente ética para continuar a liderar o PSD. Comportou-se como um pequeno tirano, recusou todas as regras".

Marques Mendes :
"Quem quer ser líder do PSD não pode baixar a este nível, não pode ter este tipo de comportamento e de linguagem. Se algumas dúvidas existissem, elas dissiparam-se a partir de hoje. Quem se comporta desta forma não pode ser líder do PSD".

Este senhores estarão a ser pagos pelo PS ?...

E, como só ganha um, não posso admitir que o perdedor tenha a lata de se manter num partido dirigido pelo adversário.

Entretanto, no Largo do Rato, as gargalhadas chegam à Lapa, onde os moradores já começam a queixar-se...

24 setembro 2007

O Plano de Saneamento Financeiro


O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), António Costa, apresenta hoje o plano de saneamento financeiro das contas da autarquia, cuja dívida ultrapassa os 1,4 mil milhões de euros.
Ponta e Mola teve acesso ao documento e está em posição de o resumir em 4 pontos e um plano de contingência, a saber :

1º Ponto : Duplicar o IMI
2º Ponto : Triplicar o IMI
3º Ponto : Quadruplicar a taxa de esgotos
4º Ponto: Sextuplicar as taxas camarárias às lojas chinesas da baixa

Se nada disto resultar, vendemos a baixa aos chineses pelo valor da dívida e oferecemos o Parque Mayer à Nogueira Pinto (só porque gosta de mandar…).

Roubamos-lhe a carteira mas devolvemos os documentos

O 1º ministro anunciou a criação dos balcões "Perdi a carteira", onde o cidadão poderá tratar de todos os assuntos decorrentes desse facto.

Inspirado pelo exemplo da liderança, o novel director-geral dos impostos já mandou criar em cada repartição de finanças o balcão "Roubamos-lhe a carteira mas devolvemos os documentos". Os cidadãos, comovidos, agradecem...

23 setembro 2007

Quanto mais aumentas, menos recebes...


Entre Janeiro e Agosto de 2007, a receita fiscal relativa ao Imposto sobre o Tabaco caiu 75 milhões de euros em relação ao ano anterior. A queda (comprovada) no consumo e o (alegado) aumento do contrabando ajudam a explicar esta quebra de receita. Para além da alteração de padrões de consumo, como a migração para o consumo do tabaco de enrolar em detrimento dos cigarros tradicionais.

Por mim, que deixei de fumar há mais de 5 anos, podem continuar à vontade esta política de aumento do preço do tabaco por via dos impostos mas espero que já tenham percebido que a receita continuará a diminuir.

22 setembro 2007

Só hoje ó balzaquianas sonhadoras

Correi ao Casino de Espinho, furai a segurança, entrai sem bilhete (porque já estão esgotados), e fechai os olhos enquanto vibrais com o "Tombe la neige", "La Nuit" e "J'aime"desse ícone da adolescência que foi Salvatore Adamo.

E depois do concerto acabar, voltai para vossas casas, ordeiramente, tristes de já não terem 13 anos, de já não usarem soquetes e mini saias plissadas e de saberem que o príncipe encantado já não vem porque nunca existiu...

A América Latina já não é o que era...

Porque se fosse, Alberto Fujimori não teria sido extraditado do Chile para o Peru onde vai responder por crimes praticados durante a sua presidência corrupta e mafiosa.

21 setembro 2007

Do Piorzinho III

"Quando eu engravidar, só peço a Deus que a Maddie reencarne no meu bebé." (Elsa Raposo in TV Mais). Palavras para quê ? É uma tresloucada portuguesa que devia urgentemente mudar de fornecedor porque aquela que anda a cheirar está estragada, de certeza.

Oh Elsa, pede a Deus é para que não te deixe engravidar nunca mais porque ninguém merece ter uma mãe tão estúpida, tão vazia e tão fora da realidade.

O Ross Perot português


Luis Filipe Menezes obriga vereadores eleitos a assinarem demissões sem data para poder dispor dos lugares que atribui a seu bel-prazer. Fantástico !!! (A moda começou com um empresário americano ultra-conservador que chegou a ser candidato à presidência dos Estados Unidos, de seu nome Ross Perot, conhecido por exigir cartas de demissão sem data aos executivos que contratava.)
Confrontado por Marques Mendes com este facto na entrevista da SIC Notícias, Menezes justificou-se com um argumento que é o oposto da justificação que ele acha legítima. Em vez de dizer que acha que as autarquias devem funcionar em termos de presidencialismo absoluto, respondeu, com ar contrito, que nunca usou nenhum destes documentos. Então, pergunto eu, para que os quer ?...

20 setembro 2007

Boas notícias do Cambodja

Este senhor da foto é conhecido por Nuon Chea, e foi o "irmão numero 2" do líder dos Khmer vermelhos Pol Pot. Tem oitenta e tais anos, mas nos anos setenta, ele e o seu "irmão numero 1" impuseram uma pequena ditadura um pouco musculada que perseguiu, prendeu, torturou e assassinou milhões de pessoas em poucos anos. (sim, não foram apenas uns quantos milhares...)
Ontem foi preso preventivamente e será julgado por crimes contra a Humanidade. Mais vale tarde que nunca. Coloca-se a questão de fazer ou não sentido perseguir criminalmente estes ex-ditadores quando não passam de velhinhos inócuos (outro exemplo foi o do general Pinochet, outro grande irmão). Cá por mim, estes casos devem servir como dissuasão a candidatos a ditadores. Pelo menos, ficam a saber que nunca mais podem dormir descansados.

18 setembro 2007

Medalha de Prata no Mundial de Judo

Telma Monteiro, medalha de prata nos Campeonatos do Mundo de judo na categoria até 52 Kg.

Mais uma atleta do Benfica (porque será ?...).

É só para lembrar que nem tudo é cinzento neste jardim plantado à beira-mar. (Atlântico e não Mediterrâneo oh senhores jornalistas britânicos...)

Um exemplo de jornalismo de serviço público



"Arctic Monkey mordido por pulgas :
Alex Turner e vocalista dos Rascals 'atacados' em França, quando visitavam uma quinta".


Era este o conteúdo de uma notícia interessantíssima que encontrei no IOL Música. Fiquei a saber que existem quintas em França e nelas vivem pulgas.


Aprendi que existem duas bandas pop, "Artic Monkeys" e "Rascals" e que ambas têm vocalistas.

Um deles (dos Monkeys) chama-se Alex Turner e o outro Kane qualquer coisa. A fotografia que acompanhava a notícia mostra-me que as estrelas pop de agora só farão a barba daqui a alguns anos.


Depois de tentar reter tanta informação importante, fiz um esforço titânico para decorar estes factos. Nunca se sabe se não serei seleccionado para um daqueles concursos televisivos de cultura geral. É por isso que a leitura é fundamental...

17 setembro 2007

Aqui d'el Rei que libertam o Cabo Costa

Quando o novo CPP entrou em vigor no ultimo Sábado, assistiu-se a um ataque cerrado de algumas pessoas ligadas à investigação criminal, chegando a ser dado o exemplo do serial killer de Santa Comba Dão, que seria libertado dentro de dois meses caso a Relação de Coimbra não apreciasse o recurso neste prazo. Afinal, diz quem já leu o documento, a Relação tem até ao fim de 2008 para decidir, e se confirmar a sentença, mesmo que haja recurso para o Supremo, o prazo de prisão preventiva alarga-se a metade da pena (neste caso metade de 25 anos).
Eu percebo que as polícias e os senhores juízes gostassem de ter os arguidos todos à disposição, a bom recato, o tempo que fosse necessário para efectuarem as diligências com toda a calma e tomarem as doutas decisões ainda com menos pressa. Mas acontece que começamos a achar que absolver alguém ao fim de 3 anos de prisão (mesmo preventiva...)com um "vá lá p'ra casa que afinal o juiz é um gajo porreiro" já não pega num país civilizado.

15 setembro 2007

Pela lei e pela grei, sempre alerta


Na 5ª Feira, um homem teve uma dor no peito em Arcos de Valdevez. Foi chamada uma ambulância. A ambulância seguiu a toda a velocidade e com as luzes de emergência ligadas para o Hospital de Ponte de Lima. Só que no caminho, uma zelosa brigada de trânsito da GNR, sempre alerta, parou a ambulância, efectuou 2 testes 2 de alcoolémia e gastou 20 minutos a preencher papelada. A ambulância chegou ao hospital e o homem morreu poucos minutos depois. Talvez a morte tenha hora marcada e estes 20 minutos não tenham tido influência no infeliz desfecho. No entanto, espero que a família do falecido faça tudo para que seja feita justiça. Pelo menos, para que os briosos militares da guarda possam, rapidamente, vir a engrossar a lista de desempregados. Pessoalmente, prefiro ter que lhes pagar subsídio de desemprego que arriscar-me a morrer a caminho do hospital.

14 setembro 2007

O Camarada Treinador

«Não me dei conta do reflexo de ter levado o braço até ao rosto do jogador. Vivo com o punho fechado, cumprimento o público de punho fechado. É um gesto meu.» O Partido Comunista Português, radiante , irá nomear Scolari Camarada Treinador Honorário pelo seu gesto reflexo profundamente revolucionário.

Abel Mateus sem concorrência


O presidente da Autoridade da Concorrência já sabe que daqui a uns meses escusa de se incomodar mais. Ao que parece, a estratégia de se meter com gigantes como a PT, a EDP e a TAP, produziu anti-corpos que levam o governo e o PR a não o reconduzirem no cargo. Ainda por cima, dois anos depois de ter aplicado multas milionárias a 5 farmacêuticas 5 por cartelização, os tribunais anularam tais coimas por erros formais (não que as empresas não tenham cometido os factos por que estavam indiciadas). Assim, tudo vai voltar à normalidade e os monopólios e cartéis vão poder continuar a fazer gato-sapato do consumidor e a abusar das suas posições dominantes. E a saber que se alguém os quiser fazer pagar por isso, é substituído por outrem mais cordato , compreensivo, obrigado e respeitador...

12 setembro 2007

Por razões óbvias...


O Dalai Lama não vai ser recebido pelo governo. Confesso que não tenho a certeza de ser obrigatório receber oficialmente o Dalai Lama. Tenho a certeza que a não recepção pelas razões óbvias, aduzidas pelo ministro Amado ( o único ministro que consegue ser mais tenso, careta e arrogante que o seu chefe) , é uma demonstração de que Portugal está de cócoras, gosta de estar de cócoras e agradece estar de cócoras perante uma das ditaduras mais sanguinárias e estúpidas do planeta. Por razões óbvias, isto é, por razões puramente económicas mandamos a dignidade às malvas para não desagradar aos políticos chineses que, já agora, devem estar a pensar em formas de recompensar a nossa fidelidade canina. Os chineses já sabiam que Portugal era bom porque tem mão de obra barata. Agora ficam a saber que Portugal é ainda melhor porque tem dirigentes políticos com a espinha dorsal de uma lesma.

O homem tem mau perder


Parece-me que não conseguir que uma selecção recheada de valores individuais ganhe um jogo há uma porradaria de tempo será mais que suficiente para, finalmente, percebermos que a época Scolari está a chegar ao fim em Portugal. Para mais, a inenarrável tentativa de agressão de Scolari ao jogador Dragutinovic (acho que é assim que se escreve) depois do apito final, devidamente documentada pelas imagens televisivas, deverá levar a UEFA a castigar disciplinarmente o mau perder do treinador. Se a UEFA estiver distraída, sugiro à FPF que, por uma vez na vida, tome uma atitude digna e faça sentir ao senhor que para este tipo de comportamento já temos cá energúmenos suficientes. Como ? Despeça-o, por exemplo...

E não têm de trabalhar ?


Hoje, na abertura do ano lectivo, 7 ministros e 13 secretários de Estado andam pelo país a distribuir 2000 computadores portáteis por criancinhas e professores.
É uma acção louvável, esta de democratizar a informática, e longe de mim criticar o presumível milhão de euros gasto em computadores.
Já este circo de 20 governantes 20 com nada que fazer senão participar numa acção de marketing que lembra os electrodomésticos do Valentim, já me coloca algumas reservas.
É que para fazer chegar os computadores às escolas, existem várias empresas de transportes que fariam o frete com todo o gosto e algum desconto, não tendo, é certo, a cobertura dos telejornais.
Assim, pela mesma comunicação social, ficamos a saber que o governo pode parar em peso para um serviço de entregas que não vem daí qualquer prejuízo para Portugal.
É que, parafraseando Sócrates, não há nada melhor para um governante fazer a um dia de semana que trabalhar. O que, obviamente, não é o caso...

Quem não mata morre

"É como no mundial, quem não mata morre".
Dentro de pouco tempo, saberemos se o Sr. Scolari continuará na galeria dos best ou se passará repentinamente para a das bestas. Entretanto, eis que voltam as metáforas bélicas e primárias e os apelos patéticos ao sacrifício ("...se for preciso dar com a cabeça no poste e abrir a cabeça..."). Acredito que este tipo de linguagem seja bastante acessível para (alguns) jogadores e para as massas que acompanham ávidas o fenómeno desportivo. Eu confesso que fico um bocadinho incomodado com o discurso meio paternal, explorador de emoções e absolutamente ausente de racionalidade técnica ou táctica. (Sobre isso, nem um pio...) Enfim, são estilos...

11 setembro 2007

Prémio Modesto do Ano




"Se calhar habituei mal as pessoas com boas exibições…" Pois, se calhar habituaste, oh Cristiano. Mas deixa-me dizer-te que se nos tiras esse mau hábito, deixas de ser o melhor jogador do mundo, deixas de ganhar meio milhão por semana, deixas de jogar no Manchester e ainda podes acabar a jogar no Olivais e Moscavide...

10 setembro 2007

Afinal a Tradição ainda é o que era


Ontem, em Monsaraz, mais uma vez se demonstrou que a tradição ainda é o que era e que, apesar da retoma, continuamos a ser um povo de grunhos primitivos que cospem para o chão, coçam os testículos em público e matam toiros para se divertirem e para mostrar que essa merda de estado de direito e leis da república é uma treta escrita em papel-higiénico-dupla-folha-super-soft. As autoridades tomaram devida nota da contravenção por abate ilegal, procederam à identificação de meia dúzia de (ir)responsáveis e, mais uma vez, mostraram-se absolutamente impotentes para garantir que em Portugal as leis são para se cumprir. Os meus parabéns à comissão de festas...

09 setembro 2007

O petróleo está barato, o trigo é que também não

Ao que parece, as matérias primas para alimentação humana e animal estão a disparar, em termos de preço, principalmente o trigo, que em um ano viu a sua cotação duplicar. Este facto devia começar a preocupar-nos a todos, principalmente aos euro-burocratas que, ao longo dos anos, delinearam uma estratégia agrícola que nos tem deixado cada vez mais dependentes da importação dos referidos produtos. Entretanto, o ministro ou não sabe, ou não tem opinião ou está em retiro espiritual. A malta não sente a falta porque está entretida com outras coisas...

08 setembro 2007

Um problema de mercado


Quando ouvi a senhora ministra a dizer que 50.000 candidatos a professores ficam à porta por falta de alunos, pensei que, neste momento, as turmas do ensino secundário deveriam ter 15 ou 16 alunos cada, de forma a potenciar a qualidade do ensino prestado.
Em conversa com uma amiga professora do ensino secundário, fiquei a saber que, por directiva do ministério, as turmas devem ter um número mínimo de 29 alunos. (Mais ou menos o mesmo número de quando os adolescentes eram mais que muitos e os licenciados eram uma raridade disputada...) Oh minha cara Maria de Lurdes, se elevar este número para 40, ainda pode pôr mais 10.000 no desemprego, e ficar a pensar que poupou não sei quantos milhões ao erário público.

Santa Inocência


O actor que interpreta ‘Harry Potter’, Daniel Radcliffe, afirmou que tem medo de ter uma erecção durante cenas de sexo.
Santa Inocência. Não te preocupes Daniel, lá virá o tempo em que o medo é de não ter...

07 setembro 2007

Cacofonia, sabe o que é ?

A nova telenovela da TVI tem o título sugestivo "Deixa-me amar". Deixa-m'amar ?? Deixa-m'amar ????
E quando pensamos que vamos assistir a um remake de algum clássico protagonizado por John Holmes e Linda Lovelace, levamos com estas gentis meninas a contarem-nos estórias da carochinha.
Já agora, um conselho às gentis meninas mais desprevenidas : Quando disserem a alguém "Deixa-m'amar" tenham muito cuidado porque podem ter uma surpresa de cortar a respiração...

05 setembro 2007

Assaltantes ubíquos


Na 2ª Feira, o BPI de Alfena - Viseu foi assaltado, tendo os meliantes fugido para uma mata nos arredores onde as autoridades os cercaram. E tão bem o fizeram que , apesar de cercados, no dia seguinte, voltaram a assaltar um banco, desta vez o BANIF de Valongo a mais de 50 Kms do cerco policial. Entretanto, foram vistos a tentar passar despercebidos em parte incerta, a atravessar na passadeira por gostarem de cumprir a lei....

03 setembro 2007

E ninguém pede meia dose ?


"Hoje, o Comando da PSP de Ponta Delgada anunciou a apreensão de nove plantas de cannabis e 345 doses de liamba em São Miguel" . (in O Público)
Alguém me consegue explicar este conceito de dose aplicado a cannabis ? Uma dose é um cigarro de tamanho médio, ou um fininho, ou mesmo um conjunto de três passas parcimoniosas ? E se alguém decide dividir meia dose ? Passamos a ter o dobro das doses ?
Eu gostava de ficar aqui a discutir este interessante conceito mas tenho de ir à rua comprar 4 doses de feijão verde, 32 doses de cebolas e 5 doses de frango para o jantar...

02 setembro 2007

Mais uma campeã do mundo


Mais uma campeã do mundo : A nadar, a andar de bicicleta e a correr, a Vanessa não dá hipótese à concorrência e depois fica com este ar de quem lhe está a correr bem o dia.
Só um pormenor : É outra atleta do Benfica.